O Adblue ou DEF (Diesel Exhaust Fluid) tornou-se rapidamente uma necessidade em quase todos os equipamentos. Formulado para reduzir as emissões dos veículos, o fluido funciona através do tratamento dos gases de escape depois de estes terem saído do motor. Estas emissões são nocivas para a saúde humana e também para o ambiente.
Com a importância do Adblue cada vez a aumentar, entenda o que é e siga estas dicas de utilização adequada para tirar o máximo partido do seu equipamento de uma forma segura.
O Adblue é injetado em sistemas de escape onde se vaporiza e decompõe para formar amoníaco e dióxido de carbono. O amoníaco e os gases de escape passam através do catalisador e convertem a mistura em azoto e vapor de água.
A maior preocupação com a utilização de Adblue é a sua contaminação. As impurezas na solução Adblue podem causar falha prematura do catalisador no sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), frequentemente anulando as suas vantagens, aumentando a quantidade de Adblue utilizada, e por vezes exigindo a substituição do sistema SCR, que poderá ter um elevado custo económico.
As origens destas impurezas são tipicamente originadas em más práticas de armazenamento, abastecimento e/ou operação.
Devem ser tomados alguns cuidados para reduzir a probabilidade de introdução de impurezas, uma vez que apenas um décimo de uma colher de chá de alguns minerais normalmente encontrados no pó, sujidade, água da torneira e entre outros são o suficiente para contaminar um tanque inteiro de armazenamento de Adblue a granel.
O Adblue é um químico, não um combustível, e precisa de ser manuseado de forma diferente. Este deve ser armazenado num recipiente apropriado, armazenado em aço inoxidável, aço carbono revestido, ou em recipientes específicos de plástico de alta densidade mantidos num local com temperatura controlada entre -5ºC e 25ºC e fora da luz solar direta. Não deve estar há mais de 6 meses no depósito e em condições idiais de armazenamento tem validade de 18 meses.
Cada componente do sistema de distribuição, incluindo tanque, tubagem, bomba, filtro e estações de enchimento, deve ser utilizado exclusivamente para Adblue de modo a evitar contaminação cruzada. O contacto com Adblue irá correr alguns metais, tais como cobre e latão.
Evite mudar de recipiente Adblue, pois a utilização de funis ou garrafas que tenham sido utilizadas para outros fluidos ou recipientes Adblue previamente utilizados, não irá manter a pureza necessária sendo então imprescindível proceder a uma correta e cuidadosa limpeza do mesmo com água destilada ou passados por Adblue, antes do abastecimento. Recomendamos ainda que tome o tempo necessário para limpar qualquer pó ou sujidade à volta do bocal do local de abastecimento de Adblue.
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